baga e semente de jucá

baga e semente de jucá semente de jucá

baga e semente de jucá,
upload feito originalmente por andei fotografando….

Ganhei essa baga, como sabem que gosto de fazer mudas, mandaram essa para mim, descobri a pouco que é uma árvore! Enoooorme! Ufa!* Mais uma pra minha mini reserva florestal, assim tenho que ficar rica, comprar um pedaçode lavoura devastado, e assombrar a vizinhança de fazendeiros de gado, plantando uma reserva fechada… um oásis verde no meio de quilômetros de lavouras. :D Ai… viajei…

JUCÁ – Caesalpinia ferrea
PARTES USADAS: Bagas
DESCRIÇÃO: A Caesalpinia ferrea Martius é conhecida como pau-ferro ou jucá. Ocorre abundantemente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste (principalmente Ceará e Alagoas).
INDICAÇÃO: Chá de Jucá => É utilizado popularmente para Diabetes, diminuindo o volume da urina e sede, como antiinflamatória, afecção catarral, amídalas, cólica intestinal, disenteria, garganta, gota, hemorragia, reumatismo, sífilis, tosse, hemorróidas, problemas cardíacos, como expectorante, febrífuga, fraqueza geral, afecções pulmonares.
COMO FAZER: 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
a FOTO é minha :)
a descrição achei aqui: www.chaecia.com.br

4 Responses to “baga e semente de jucá”

  1. Duas colheres de sopa de quê? de bagas? como fazer isto? tem que moer.

  2. Não precisa moer a baga, ela desmancha.
    Você tira o caroço, a polpa da baga esfarinha, a casca da baga é fina, mede daí 2 colheres rasas, dessa parte da planta se faz o chá.

  3. achei maravilhosa a pesquisa e como estou com gota comprei hoje e ja vou me cuidar

  4. Luiz, obrigada :)

    Mas vai com calma, principalmente se você nunca tomou chá dessa planta, atenção, minha vó dizia que quando a gente lida com remédio de planta, tem certos cuidados a serem observados, como começar sempre com doses mínimas e “olhar-se”, o que vai devagar em mim pode ser rápido em você, não se pode colocar uma dose fixa, se fizer efeito, fica ai, que time que está ganhando a gente não mexe :), e sempre lembrando que eu não sou médica, apenas curiosa. Atenção também a efeitos alérgicos, dose pequena e se nada pipocar, vai subindo até a dose que falam nesse site ai de cima.

Comments are closed.

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

